QG da Dengue terá novo horário de atendimento
A partir de abril, o QG de Combate à Dengue, na Avenida do Cinquentenário passará a funcionar das 7 da manhã às 19 horas. A Secretaria Municipal de Saúde tomou a decisão depois que o número de notificações das viroses provocadas pelo Aedes aegypti, em Itabuna, começou a cair, assim como a procura pelo atendimento que também vem diminuindo dia a dia.
O QG, aberto no dia 18 de fevereiro para tratar exclusivamente as vítimas de zika vírus, chikungunya e dengue, funciona num espaço amplo e de fácil acesso e dispõe de laboratório, consultórios médicos, salas de coleta, hidratação e controle, emergência, triagem, farmácia e uma ambulância. Também serve de referência para profissionais de saúde de outros municípios que vêm conhecer a estrutura organizacional e os serviços oferecidos gratuitamente à comunidade.
Saúde em números - Aberto a pouco mais de um mês, já atendeu pelo menos 23 mil pessoas de Itabuna e da região. Uma equipe de 120 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos trabalha 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Departamento de Vigilância Epidemiológica, instalado no QG para o controle estatístico de notificações, computou, até o momento, mais de 31 mil notificações da tripla virose, alguns casos até encaminhadas pelos hospitais locais.
Voluntários de vários segmentos da sociedade, a exemplo de escolas e igrejas, além de estudantes da área de saúde, têm ajudado na organização, doação e distribuição de lanches, o que, na visão do secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, tem contribuído para a humanização do atendimento e também para uma maior aproximação entre a gestão pública e a comunidade.
O secretário lembra que o município enfrentou uma epidemia séria provocada pelo mosquito e que o esforço da Secretaria Municipal de Saúde em busca de alternativas para o problema resultou na implantação do QG. “As pessoas entenderam a proposta, abraçaram a causa e juntos, tentamos minimizar o sofrimento da população, seja na consulta médica especializada ou nas ações sociais, a exemplo do lanche servido diariamente aos pacientes que aguardam atendimento”.